Translate

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

BOLO DE BANANA DA MILENE


(foto meramente ilustrativa)

Meu bolo de banana tem uma receita original, que eu ganhei de uma amiga. Mas ao longo dos anos experimentei de vários jeitos e gostos. O certo é que quando eu faço esse bolo aqui em casa, por maior que ele seja, ele não vai até o dia seguinte...

Eu costumo fazê-lo assim:

4 ou 6 bananas nanicas bem maduras
4 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de açúcar 
(pode-se acrescentar outra se você gostar de um bolo mais doce e também usar o açúcar mascavo se preferir)
Bata esses ingredientes no liquidificador até ficar uma mistura bem homogênea.

Em seguida, transfira essa mistura para uma tigela ou bacia,  aí eu coloco meu ingrediente especial: farinha de rosca!
Uso 3 xícaras (chá) de farinha de rosca e vou colocando aos poucos na massa para misturar melhor.
Coloco então 1 ou 2 colheres (sopa) de fermento em pó na massa e continuo mexendo até a incorporação total na massa.
Uso 1 colher (chá) de canela em pó, que misturo delicadamente na massa.
Unto um tabuleiro grande ou médio (a preferência é sua!)
e enfarinho com a farinha de rosca. Despejo a massa, e por cima coloco bananas cortadas no sentido do comprimento para decorar. Polvilho mais um pouco de canela.
Asso em forno quente por mais ou menos 30 a 40 minutos.
Eu costumo deixar no tabuleiro mesmo, mas se quiser pode-se retirar dele e cortar em cubos.
Bom apetite!

As muitas variações que eu fiz, foi substituir um pouco da farinha de rosca por granola (1 xícara);
Acrescentar um pouco de maçã ralada à massa (+ ou - 1 fruta, com a casca)
E polvilhar com açúcar e canela.

Obs:. Vocês notaram que a receita não leva leite! É assim mesmo! Não está errada não. Se acrescentar o leite ele vai ficar mole demais!

Todas as fotos que uso aqui no blog eu tiro do Google!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui eu preso a boa educação e não aceitarei comentários anônimos!!! Obrigado!!!